Home Dia-a-dia Solução Nasal Hipertônica

Equipe

 

Dra. Daniella Rossi
Dra. Débora Braga Estevão
Dra. Fabiana Rocha Ferraz

 


Conheça aqui toda
a nossa Equipe

Pessoas no Site

Nós temos 9 visitantes online
Solução Nasal Hipertônica PDF Imprimir E-mail

A solução nasal hipertônica (solução salina) limpa as secreções dos tecidos do nariz e auxilia a mucosa nasal a mover o muco mais rapidamente, descongestionando o nariz e melhorando o fluxo aéreo. Isso torna a respiração mais fácil e ajuda a abrir a passagem dos seios da face.

Abaixo você tem uma receita caseira para a solução nasal hipertônica e instruções de como utilizá-la, informações que, seguidas corretamente, oferecem alternativas à compra do produto em farmácias e drogarias.

 

Receita da solução

  1. Limpe cuidadosamente, com água fervendo, um copo ou pote de geléia de vidro de 300 ml com tampa.
  2. Encha o copo com água mineral. Não há necessidade de ferver a água.
  3. Adicione 2 colheres de chá (rasas) de sal marinho. Ele pode ser adquirido em casas de produtos naturais e é recomendado por não conter conservantes.
  4. Adicione 1 colher de chá (rasa) de bicarbonato de sódio.

Use a solução em temperatura ambiente, em frascos com conta-gotas ou spray, mantendo o restante conservado em geladeira. Lembre-se de agitar a solução antes de tranferi-la do pote para o frasco ou spray. Troque a solução do pote de vidro a cada 10 dias e a do frasco ou spray, diariamente. Limpe os recipientes antes da troca.

Como lavar o nariz da criança

  • Espirre ou goteje a solução de cada lado do nariz diversas vezes.
  • Use, pelo menos, dois conta-gotas em cada narina. Se preferir, use uma seringa de 10 ml ou 20 ml para lavar as narinas durante o banho. Nesse caso, esguiche toda a mistura de cada lado do nariz.
  • Lave o nariz de 5 a 10 vezes por dia. Lembre-se de que a solução deverá ser sempre usada em temperatura ambiente.

Observações importantes

  • Não force a criança a se deitar. Lavar o nariz é mais fácil com ela sentada ou de pé.
  • Se a criança usa um spray nasal à base de corticóide, procure usar a mistura de água salgada e bicabornato antes de usar o spray.
  • Muitas pessoas sentem uma queimação no nariz nas primeiras vezes que utilizam a mistura. Essa sensação normalmente desaparece em poucos dias.